top of page
  • Facebook
cantoria 3.jpg

arranjos

O Bem Amado

arr. Eduardo Lakschevitz

SCTB

média

Apesar de escrita no início dos anos 1970, a canção descreve aspectos muito vivos em nossa sociedade até hoje. Originalmente para vozes masculinas, reescrevi esse arranjo para coro misto, a pedido das cantoras do grupo. A intensidade de ritmo e letra aqui requerem uma atenção especial à articulação dos textos (principalmente às consoantes!). A tessitura é bem confortável em todas as vozes.

vozes:
dificuldade:
images.png

O Homem Falou

arr. Eduardo Lakschevitz

SCTB

média

Uma das coisas mais bacanas da cantoria coletiva é o empoderamento que ela traz ao cantores para comunicar ideias e emocionar pessoas. Por isso a mensagem das letras foi sempre meu primeiro critério na escolha de repertório. O Homem Falou foi a primeira música de uma temporada, pois é uma chamada, uma convocação. Mais ainda, é canção do Gonzaguinha, mestre em "olhar no olho" e dar o recado de forma franca, direta, sem rodeios. Nesse arranjo a melodia vai passando por todas as vozes, pois todos devem ter o direito de de dar voz a essa felicíssima conjunção de melodia e texto.

vozes:
dificuldade:
images.png

O Último Romântico

arr. Filipe Matos

SB

fácil

Este é o meu arranjo mais pedido pelos coristas. Ele é muito simples e basicamente composto pela melodia sendo intercalada entre as duas vozes que o compõe. Talvez o grande trunfo desta canção de Lulu Santos, Antônio Cícero e Sérgio Souza seja sua harmonia rica e colorida. Vale destacar que o solo da guitarra, na parte F, foi convertido para o meio vocal, que inclui uma letra. De maneira geral os corista de coros de empresa gostam de cantar letras com sentido, ao invés de emitirem sons onomatopaicos de instrumento.

vozes:
dificuldade:
images.png

Ouvi Dizer

arr. Filipe Matos

SCB

fácil

Fazer arranjo de música "da moda" é uma coisa que funciona muito bem em coros de empresas. Tanto os coristas quanto o público se identificam muito rapidamente quando trabalhamos esse tipo de repertório que já está sendo bem divulgado na mídia. E as novidades que o arranjo traz sugerem um outro tipo de audição, conferindo um certo frescor à música.

vozes:
dificuldade:
images.png

Paisagem da Janela

arr. Eduardo Lakschevitz

SCB

fácil

Esse arranjo foi escrito para “funcionar rápido”. Tem tessitura confortável, melodias fáceis e forma simples. Foi escrito para um coro misto que contava com poucas vozes masculinas à época, mas já o ouvi com coros juvenis, além de vários outros grupos de diferentes empresas. Mais uma canção de letra e melodia inspiradores e boas de cantar, como sempre fazem os compositores do famoso Clube da Esquina.

vozes:
dificuldade:
images.png

Paradise

arr. Filipe Matos

SCB

média

Apresentações nas festas de final de ano são sempre muito empolgantes e marcantes. A escolha do repertório é muito criteriosa e todos sente-se envolvidos pois consideram um momento muito importante para o coro. Escrevi esse arranjo por sugestão dos próprios coristas que gostariam de cantar um repertório em outro idioma e que ao mesmo tempo fosse algo conhecido do público. Estreamos este arranjo na festa de encerramento do ano 2015. A partes instrumentais valorizam a forma original gravada pelo ColdPlay.

vozes:
dificuldade:
images.png

Planeta Sonho

arr. Eduardo Lakschevitz

SCTB

difícil

Muitos arranjos que fiz para os coros de empresa são usados também por coros de jovens, principalmente escolares, o que muito me alegra. Acho que a tessitura confortável é uma dos motivos, junto com o cuidado em distribuir letra e melodias pra todo mundo e oferecer possibilidades de criação conjunta. Esse arranjo, porém, foi escrito especialmente para um coro de jovens, do Colégio Santa Marcelina de Botucatu e seu regente José Alberto Corulli. Tem o mesmo estilo (grade vocal cifrada) mas conta com uma escrita vocal mais contrapontística e melodias com mais saltos. Procurei usar algumas linhas melódicas do arranjo original do 14 Bis.

vozes:
dificuldade:
images.png

Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor

arr. Eduardo Lakschevitz

SCTB e coro infantil

média

Escrevi esse arranjo para um coro que se encontraria poucas vezes e teria pouco tempo de ensaio. É de fácil aprendizado, com a melodia passando por todas as vozes. Há, também, uma linha para coro infantil, que pode ser substituído por um solo. É uma das canções mais lindas, de melodia envolvente e poesia inspiradíssima, que culmina numa alusão ao que há de melhor nessa vida: “Quem sabe isso quer dizer amor?”.

vozes:
dificuldade:
images.png

Qui nem Jiló

arr. Eduardo Lakschevitz

SCTB

média

Mais uma vez, desafiando as tradicionais instruções sobre que tipos de textura e intervalos são mais fáceis para cantores amadores, usei um trecho polifônico e cromático, sem acompanhamento, que foi aprendido repidamente pelos cantores. Funciona como um momento de suspensão, resolvido no retorno do acompanhamento. Tessitura confortável para os cantores com quem contava naquele ano, principalmente para as meninas, que se sentiam pouco confortáveis acima de dó 4).

vozes:
dificuldade:
images.png

Regra Três

arr. Eduardo Lakschevitz

SSA

fácil

Há alguns anos fui convidado a organizar o coro de funcionários numa empresa. Deveríamos iniciar os trabalhos em julho daquele ano e fazer uma apresentação no final de novembro. Depois disso o coro encerraria suas atividades. Mais ainda, por ser uma empresa do ramo da navegação que exige longas viagens de muitos de seus funcionários, a freqüência destes todos aos ensaios também seria longe do ideal. Assim, precisei criar adaptações, como esta de Regra Três, que levassem em conta o potencial dos cantores naquele momento, o que se refletiu em aspectos como tessitura, número de vozes, textura e forma. Foi uma experiência diferente do que estava acostumado como regente, mas enriquecedora e muito divertida.

vozes:
dificuldade:
images.png

© 2016 Eduardo Lakschevitz

bottom of page