• Facebook
cantoria 3.jpg

​música

Nossa longa experiência à frente de coros amadores no Brasil mostra o quão difícil é a procura por repertório. Coros têm cada vez mais particularidades e idiossincrasias. Canções precisam, frequentemente, ser arrumadas, adaptadas ou reorganizadas, para se ajustar a um grupo. Para o regente do Século XXI, adaptar o repertório ao coro é, muitas vezes, mais importante que preparar o coro para interpretar determinada peça.

Essa ideia moldou nosso estilo de escrever os arranjos e adaptações que cantamos nos últimos anos com coros de diferentes empresas do Rio de Janeiro. Criamos os arranjos especialmente para cada coro, o que nos permite aproveitar ao máximo suas características mais marcantes. Habitualmente anotamos no papel somente as principais informações (notas, texto, ritmos, cifras etc.). O restante, porém (forma, levada, dinâmica, vocalizações etc.), é organizado durante o processo de ensaios, muitas vezes por sugestão dos próprios cantores.

Nesse site você encontra esse material, exatamente como utilizado em nossas cantorias. Queremos compartilhar nossas ideias de tratamento dessas canções. Vale ressaltar que não somos editores e não detemos qualquer direito autoral sobre as canções aqui utilizadas ou citadas. Portanto, também não temos o poder de autorizar a utilização dos mesmos. Nossa única intenção é ilustrar formas e possibilidades de trabalhar com esse repertório, e de organizar a cantoria…